O crescimento das exportações dos produtos agrícolas brasileiros é estimulado pelas condições econômicas do país. A alta do dólar acaba impulsionando o mercado para a exportação e favorece que pequenas e médias indústria avancem para este setor.
O ano de 2021 foi um ano promissor para as exportações do agro brasileiro que mesmo sofrendo o impacto da quebra de safra nacional de soja e milho, a qual obrigou o país a importar esses insumos, fechou 2021 com superávit de 105,1 bilhões e um aumento de 19,2% de em relação a 2021 (Fonte: colocar link). Esse aumento é justificado pela alta no preço, ampliação e diversificação dos produtos exportados.
Apesar desse estímulo gerado pela situação econômica, a consolidação de uma empresa como exportadora requer políticas empresariais fortes e bem estruturadas. Empresas exportadoras assumem o compromisso de procedência e fornecimento dentro de normas internacionais que, por sua vez, podem sofrer influências de uma cultura ou religião. Um exemplo é o cumprimento das normas Halal que, em árabe, significa permitido ou autorizado. O atendimento a essa norma fornece segurança de compra ao mercado árabe e a países de fé islâmica pois, garantem a origem e o modo de preparo dos alimentos conforme preceitos do Alcorão, livro sagrado para os muçulmanos. Outras normas internacionais também fornecem segurança a esse mercado, como o BRC (British Retail Consortium) que monitora e garante a segurança alimentar de toda a cadeia produtiva de um alimento. Essas normas apresentam uma comum comunicação, sendo um elo de segurança entre mercados.
A Amidos Mundo Novo, localizada ao sul do Mato Grosso do Sul, iniciou suas atividades com exportação há mais de 10 anos, mas sentiu em 2021 a necessidade de ampliar esse mercado. Para alcançar melhores resultados, alcançou a certificação HALAL e está em processo de certificação da norma BRC. A procedência é outro ponto fundamental e nesse contexto a Amidos Mundo Novo conquistou a certificação do IBD para orgânicos e de produto oriundo da Agricultura Familiar. Apesar de já trabalharem com a agricultura familiar e orgânica desde sua fundação, as certificações deram a empresa solidez para se manter e ampliar suas vendas em mercados que valorizam políticas socioambientais. Além dessas normas, a empresa destaca que base desse mercado é a confiança comercial, garantida pelo fornecimento certo e segurança dos alimentos fornecidos. Seu gerente comercial, Ivan Klaus, ressalta a importância de parcerias para impulsionar esse negócio.
Exportar ampliou as opções de comércio para empresas do agro como a Amidos Mundo Novo, que tem visto seus produtos atravessarem o oceano em direção a novos mercados. Atualmente exportam para mais de 24 países, levando os produtos cujos insumos são cultivados por comunidades de pequenas famílias rurais do meio oeste brasileiro. Este é um exemplo de empresa que percebeu que para exportar, além de estímulo econômico, é preciso compreender uma linguagem global que assegure os valores e a segurança de seus alimentos.
Fonte: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=38868&catid=3&Itemid=3).